Guia Pokémon GO: Primeiros Passos e Subindo de Nível

Confira aqui um guia básico para iniciantes

pokedex2

Pokémon GO foi oficialmente lançado em alguns países (após um lançamento-teste confuso), incluindo os EUA, os treinadores Pokémon saíram às ruas, dando início ao jogo. Apesar de dispor de grande potencial, é bem similar ao Ingress, último jogo da Niantic.  Na falta de um tutorial mais extenso, fique tranquilo, nós vamos te ajudar com isso.

O tutorial no jogo oferece informações o suficiente para que os jogadores deem início à sua jornada no mundo de Pokemon Go, porém não passa muito disso. O novo professor aparece e ensina os jogadores a jogar pokébolas e pegarem seus pokemons iniciais. Depois disso, o professor praticamente desaparece e manda os jogadores iniciarem sua jornada. É aí que as coisas ficam confusas.

Aqui vai um detalhamento do que você verá no jogo, quais são os locais e itens básicos, e como alcançar o nível 5 para começar a capturar ginásios.

Pokéstops

Ao andar pela cidade, os jogadores encontrarão locais no mini-mapa, os quais se parecem com um símbolo de uma pokébola azul. Esses são os Pokéstops, e são o modo mais fácil de conseguir itens e pontos de experiência no começo do jogo.

Uma vez que uma Pokéstop esteja ao alcance do radar (o círculo ao redor do personagem), os jogadores podem clicar na Pokéstop, e uma imagem de um local do mundo real aparecerá. Algumas vezes será um grafitti, outras uma fonte, etc. Gire a figura no círculo usando arrastando o dedo para o lado, e quando o círculo parar, alguns itens sairão dele, flutuando em bolhas. Clique nas bolhas para pegar os itens, ou aperte o “x” embaixo da imagem e os itens virão direto para você.

Depois de visitar uma Pokéstop ela vai mudar sua cor de azul para púrpura no mapa; isso significa que já foi usado e você pode revisitá-lo mais tarde (o refresh acontece em cinco minutos). As Pokéstops estão no mesmo lugar para todo mundo, porém todos podem usá-lo sem problema, já que os mesmos só vão aparecer como “usados” para a pessoa que coletou itens.

Ginásios

Uma parte essencial de Pokémon GO é a batalha para o controle dos Ginásios. Os Ginásios se parecem com torres altas, e suas cores serão baseadas em qual time controla os mesmos no momento. Não se preocupe com os ginásios até chegar no nível 5 (o que deve levar mais ou menos duas horas de caminhada em uma cidade com bastante Pokéstops).

Capturando Pokémon

Encontrar Pokémon para incluí-los na Pokédex é o ponto principal do jogo, certo? Enquanto você explora sua área no mundo real, Pokémons irão aparecer esporadicamente. Ao contrário de Ginásios e Pokéstops, não haverá ícones no mapa que podem ser vistos de longe indicando onde há o Pokémon. Quando você se aproximar deles, as formas e sombras dos mesmos poderão ser vistas no mapa. Eventualmente, o Pokémon aparecerá colorido no mapa, e os jogadores poderão clicar nele para iniciar a captura. Nós recomendamos jogar com pelo menos um fone de ouvido, porque os efeitos sonoros de um Pokémon aparecendo facilitam a oportunidade de captura.

Assim que a batalha começar, arremesse a pokébola no Pokémon do jeito que o professor te ensinou. Você pode demorar um pouco para se acostumar, mas não é uma tarefa difícil. A cor do círculo interno tem a ver com a dificuldade de captura, verde sendo fácil, vermelho sendo difícil. Quando o Pokémon for capturado com sucesso, você ganha XP, o Pokémon é adicionado à sua coleção e os detalhes do mesmo vão para a sua Pokédex.

Há um pequeno guia de rastreio no canto inferior direito da tela que permite aos jogadores saberem quais Pokémon estão próximos, e isso ajuda os jogadores que estão atrás de algum Pokémon específico.

Ovos e Incubadores

Um dos itens que podem ser ganhos em Pokéstops é um ovo. Os ovos oferecem uma oportunidade única de chocar Pokémon que geralmente não aparecem na área do jogador. Cada ovo tem uma distância associada à ele, e os jogadores precisam caminhar as distâncias determinadas para que os ovos sejam chocados. Ovos com distâncias maiores dão oportunidade de Pokémon mais raros serem chocados. Esse é um bom motivador de caminhadas, porém, apesar de ser algo bem intuitivo, a Niantic não explica bem como alojar um ovo no incubador.

Aqui mostra como se faz:

  • Entre no Menu Principal
  • Clique em “Pokémon”
  • Toque a palavra “ovos” ou arraste a aba da direita pra esquerda
  • Escolha um dos ovos
  • Toque em “Iniciar Incubação”
  • Escolha um incubador (caso tenha mais de um) para usar no seu ovo
  • Ande até o ovo chocar

Só um ovo cabe em cada incubador por vez, e um jogador pode ter nove ovos no inventário por vez. Certifique-se de ter o jogo aberto e funcionando enquanto você caminha, ou os passos não contarão para o total requisitado pelos ovos.

Transferindo Pokémon Repetidos

Assim como nos outros jogos da franquia, não vai demorar para você encontrar vários Pokémons repetidos várias vezes seguidas. Felizmente, há motivos suficientes para você capturá-los neste jogo, já que você pode capturar Pokémons com CP (combat power) mais alto do que os que você já tem, podendo assim transferir os mais fracos para o professor e trocá-los por candies.

Os monstrinhos sobem de nível e evoluem ao comerem candies específicos, então você pode trocar, por exemplo, seus Pidgeys extras por candy, que podem ser usados para aumentar o poder de combate, ou evoluí-los para Pidgeotto e Pidgeot. Esse é um hábito que você vai querer desenvolver cedo, se quiser ser forte o suficiente para tentar manter ginásios ao chegar em certos níveis.

Esse processo ocorre ao clicar na aba Pokémon, na tela do menu. Cada um deles dispõem do botão Transferir, no canto inferior direito da tela. Cada Pokémon também possui os botões Power Up e Evoluir. O Power Up requer Stardust, o qual é adquirido ao se capturar Pokémons, chocar ovos ou transferir Pokémon para o professor.